Igreja nos Lares - Persistindo na Oração - Estudo 16


Cada casa uma igreja, cada discípulo um ministro




Continuando os ensinamentos da semana passada, hoje veremos o valor da insistência na oração.

- Texto:- Lucas 11. 1-13.

Lucas 11.1-13

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.
Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?


Os versos 1 a 4 são a repetição do texto do "Pai Nosso" que já vimos na semana passada.

Nos versos 5 a 8 vemos o valor da insistência de nossos pedidos junto a outras pessoas, no caso, o vizinho que era um amigo, e por isso a liberdade de  importuná-lo a altas horas da noite. Amigo que é amigo é também para essas coisas.

O verso 9 nos mostra que com Deus podemos insistir a qualquer hora do dia ou da noite pois, Ele sempre está pronto a nos atender, de acordo com a nossa disposição em insistir permanecendo em oração. O Senhor nosso Deus tem tesouros preciosos para nos dar e se temos recebido pouco, é sinal de nossa própria miserabilidade.

Vejamos a seqüência do verso 9:-
Inicia-se com um simples pedido que é atendido pelo Senhor; é o início do nosso aprendizado. Pena que muitos cristãos fiquem estacionados neste passo, fiquem apenas mendigando migalhas e se contentando em viver uma vida espiritual miserável e medíocre, quando temos uma enorme mesa com um grande banquete espiritual à nossa disposição.

O segundo passo é buscar. Buscar presume uma ação com esforço. Se a nossa salvação é pela graça do Senhor através da fé, não dependendo de nossos esforços, a nossa santificação depende de nossa ação em buscar uma vida consagrada ao Reino de Deus – Mateus 6. 33:- "Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas".

O terceiro passo é bater à porta. Jesus é a porta: João 10.7 "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas". Essa porta dá acesso ao trono de Deus onde podemos entrar e ficar, onde temos uma vida vitoriosa e de poder (Leia Efésios 2. 6-7). Vamos com ousadia entrar no "Santo dos Santos" que é a plenitude da presença de Deus, pelo novo e vivo caminho que é Jesus Cristo, conforme vemos em Hebreus 10. 19-20.
Versos 11-12. Vemos solicitude humana quando nós que somos falhos queremos o melhor para os nossos filhos, dando-lhes somente coisas boas.

Verso 13. Neste verso chegamos à última e grande lição do texto. Melhor que nós humanos é o nosso Deus, fonte de todo amor e de todas as riquezas, sendo para o crente a maior de todas a plenitude do Espírito Santo. Quem pede essa bênção certamente não receberá espíritos maus, representados no texto pela "cobra" e pelo "escorpião"; receberá o poder de viver uma vida abundante, do seu interior jorrarão rios de águas vivas para abençoar muitas outras pessoas. Será um abençoador de vidas.

Conclusão:- Amados, vamos crescer espiritualmente. Sendo salvos não vamos nos contentar apenas em pedir, devemos buscar a santificação para agradar o Senhor, e muito mais que isso, entrar pela porta até o trono de Deus e viver uma vida plena, cheia do Espírito Santo de Deus.
Como povo de Deus não vamos nos contentar em viver de migalhas, vamos nos sentar à mesa do grande banquete na presença de nosso Rei Jesus, e muito mais que isso, vamos nos alimentar das delícias colocadas à mesa especialmente para nós.

Em Cristo,

Ivo Gomes do Prado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Variedade de línguas e profecia na igreja - Por Hernandes Dias Lopes

FOME E SEDE DA PALAVRA SEM ONDE ACHAR? AZEITE PURO, ONDE COMPRAR?

Resolvido: Nem pastores e nem pastoras! Por Luiz Sayão.