Declaração de Fé - Comunidade Cristã de Ribeirão Preto.
1) A Palavra de Deus: Cremos na Bíblia Sagrada como a Palavra de Deus revelada à humanidade. Ela foi escrita por homens, mas totalmente inspirada pelo Espírito Santo. Por isso nos traz a perfeita vontade de Deus e não contém erros, sendo nossa única e inquestionável fonte de fé e prática. Nenhum outro livro ou ensino pode ser equiparado a ela. A Bíblia contém todo o conselho de Deus para a nossa vida. Por isso não se pode tirar nem acrescentar nada ao seu conteúdo, composto por sessenta e seis livros, trinta e nove no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento.
2) O Único Deus: Cremos num único Deus, que subsiste eternamente em três pessoas distintas e indivisíveis: Pai, Filho e Espírito Santo, cada uma coexistindo com as outras em perfeita harmonia e trazendo a total essência divina, desde a eternidade e para sempre. Esse Deus único é auto-suficiente, eterno, imutável, onipotente, onisciente e onipresente, criador de todas as coisas, as quais fez a partir do nada, pelo poder da Sua palavra. Fora d'Ele não há outros deuses, apenas criaturas. Por isso somente Ele é digno de receber adoração.
3) O pecado: Cremos que Deus criou o ser humano moralmente perfeito e livre, mas este, pecando, caiu do estado original de perfeição, perdendo a comunhão com o Criador e o direito à vida eterna, ficando condenado à perdição e escravo da desobediência, condição que se estabeleceu sobre todos os seres humanos, sem exceção.
4) A obra de Cristo: Cremos que Deus em seu infinito amor e misericórdia providenciou um caminho de salvação para a humanidade, uma vez que as ações dos homens não poderiam salvá-los. O oferta da salvação foi selada através da obra de Jesus Cristo. Ele, sendo Filho Unigênito de Deus, encarnou, tornando-se humano, viveu uma vida perfeita neste mundo, sem nenhum pecado; morreu na cruz em lugar dos pecadores, pagando o preço das transgressões de toda a humanidade; foi ressuscitado por Deus ao terceiro dia, vencendo a morte; foi glorificado nas alturas, acima de toda autoridade humana e espiritual. Assim, Jesus é o único Salvador e o único intermediário entre Deus e os homens. À parte da obra salvadora de Jesus é impossível alcançar a vida eterna.
5) A salvação: Cremos que o acesso à salvação é desfrutado individualmente, a partir de uma obra realizada pelo Espírito Santo no coração humano e que redunda em consciência do pecado, arrependimento e mudança de vida, que a Bíblia chama de novo nascimento. Essa salvação eterna é alcançada pela fé pessoal em Cristo e sua obra, não sendo, porém, mera crença, mas a decisão de confiar inteiramente na graça, renegar o pecado e submeter-se à autoridade de Cristo e à sua vontade revelada na Bíblia Sagrada.
6) O ministério do Espírito Santo: Cremos na obra do Espírito Santo como agente santificador e capacitador da Igreja e guia pessoal de cada cristão, sendo sua atuação hoje como foi desde o tempo dos primeiros apóstolos de Cristo, concedendo ministérios, distribuindo dons e manifestações sobrenaturais aos crentes a partir do batismo no Espírito Santo, experiência pessoal e distinta do novo nascimento disponível a todo o que crê.
7) A Igreja: Cremos que a Igreja é o corpo de Cristo na Terra, composta por todos aqueles que nasceram de novo e se submeteram ao seu senhorio e à sua palavra, independente de época ou lugar.
8) As ordenanças: Cremos que o batismo nas águas e a ceia do Senhor são as ordenanças instituídas por Jesus. Delas devem participar somente as pessoas salvas e comprometidas com Ele, sendo o batismo sinal da aliança do crente com Cristo, sua forma por imersão, representando a morte para a velha vida e o novo nascimento, podendo ser ministrado apenas àqueles que conscientemente se arrependem e assumem a fé em Jesus Cristo. A ceia do Senhor, celebração cujos elementos simbólicos são o pão e o vinho, deve ser compartilhada regularmente, como forma de lembrança e anúncio da morte de Jesus por nós, até que Ele volte. Uma vez a Igreja reunida e os elementos consagrados, a participação na Ceia do Senhor é a nossa comunhão com o corpo e o sangue de Jesus. Embora o pão continue sendo pão e o vinho permaneça vinho, sua presença espiritual em nós e entre nós é real.
9) A volta de Cristo: Cremos que Jesus Cristo voltará visível e corporalmente a esta Terra para julgar os mortos e os vivos e estabelecer seu reino eterno, do qual participarão apenas os que receberam a salvação e perseveraram na fé até o fim.
10) O juízo final: Cremos que todos os homens não salvos, os que não se arrependeram e não abraçaram a fé em Jesus Cristo, passarão pelo juízo final no último dia, serão julgados conforme as suas obras e lançados irreversivelmente em trevas e tormento eterno, fora da presença de Deus.
Comentários
Postar um comentário