QUEM É O 12º APÓSTOLO?
Atos 1.26 – “E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.”
Apocalipse 21. 14 cita os doze apóstolos, cujos nomes são os fundamentos da eterna cidade de Deus, a Nova Jerusalém.- “E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”. Também, Mateus 19.28 , diz que são os apóstolos que se assentarão “sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel”.
Quem é o 12º apóstolo que toma o lugar de Judas? Matias ou Paulo?
Dezesseis vezes Paulo afirmou que era um apóstolo. Ele foi pessoalmente vocacionado [chamado] por Deus para isso. (II Coríntios. 1.1 “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus...”; Gálatas. 1:1 –“Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e pro Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos). .O argumento de que Paulo tomou o lugar de Judas como o 12º apóstolo é feito, conforme a seguir, pelo Bispo George Sayles:
"Quem toma o lugar vago de Judas é Paulo, não Matias. Matias foi sugerido por Pedro e Pedro cometeu erros. Ele cometeu um erro, quando disse: "Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei" (Mateus 26:33-b). Ele cometeu um erro, quando negou o seu Mestre. Ele [também] cometeu um erro em Antioquia, quando reverteu o Evangelho e ensinou a circuncisão. Reconstruindo as coisas que ele havia destruído, “chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível” (Gálatas 2.11|), diz Paulo. O impetuoso Pedro adianta-se para [tomar a dianteira de Deus e] fazer um apóstolo. Ele dá ao Senhor, por assim dizer, a escolha entre dois: Matias e Justo. A sorte recai em Matias, o qual é nomeado com os doze, sendo esta a última vez em que se ouve falar dele. O Senhor fica em silêncio. Depois, Ele mesmo [o Cristo] desce do Céu e acrescenta aos onze originais outro apóstolo (o décimo segundo), “um nascido fora do tempo”. O décimo segundo nome dos fundamentos da Nova Jerusalém não será o de Matias mas, [sim,] o de Paulo: “não apenas um apóstolo, mas o maior apóstolo'”, embora nada sendo em si mesmo" (The Doctrines of Grace, New York: Gospel Publishing House, 1910, p. 373).
Discordamos disto pelas seguintes razões:
Primeira: a Bíblia diz, especificamente, que: Matias “foi contado com os onze apóstolos”. (Atos 1.26). Doze versos são devotados a esta cena. Conquanto seja verdade que Pedro cometeu erros, a Bíblia claramente identifica os erros. A situação em Atos 1 é diferente. Não se trata de Pedro agindo isoladamente por conta própria, mas de todos os onze apóstolos agindo de comum acordo e juntamente com todos os irmãos reunidos. Doze versos da Escritura são devotados a esta cena e não existe um simples lampejo de que estejam agindo contra a vontade de Deus. De fato, eles estão agindo conforme a profecia – “Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja que nela habite, tome outro bispado” (Atos 1.20); Salmo 109.8). E estavam agindo imersos em oração. “E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sorte, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contato com os doze apóstolos” (Atos 1:24-25).
Segunda: conquanto seja verdade que Matias não é posteriormente mencionado pelo seu nome, na Escritura, também é verdade que a maioria dos apóstolos também não é mais mencionada pelo nome. Depois disso, quando os apóstolos são mencionados [são mencionados como um grupo completo, mencionados conjuntamente, sem discriminar seus nomes] em Atos 2.37, 42, 43; 4.33, 35, 36, 37; 5.12, 18; 11.1; 15.2, etc., Matias era, sem dúvida, um deles, porque havia sido eleito para aquela posição [e nunca foi destituído dela].
Terceira: Paulo não obedeceu aos modelos especificados – “É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até o ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição” Atos 1:21-22.
Quarta: Paulo se distinguia dos outros apóstolos na própria Escritura. Ele foi o apóstolo aos gentios (Romanos 11.13; Gálatas 1.16; 2.7-8; Efésios 3.8; 1 Timóteo 2.7). Conquanto Paulo [também] tenha pregado aos judeus, sua vocação especial foi estabelecer igrejas gentias, através do Império Romano.
Acreditamos, portanto, que o lugar de Paulo como autoridade no reino terreno de Cristo estará associado particularmente aos santos gentios.
Acreditamos, portanto, que o lugar de Paulo como autoridade no reino terreno de Cristo estará associado particularmente aos santos gentios.
David Cloud, julho 2013
Traduzido por Mary Schultze, julho 2013
Traduzido por Mary Schultze, julho 2013
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