RICO E LÁZARO - HISTÓRIA OU PARÁBOLA?
Em textos de parábolas de Jesus sempre há a citação de que
se trata de uma parábola, ou de uma comparação ou de uma semelhança. Nos trechos da de uma parábola não são citados nomes de pessoas.
Na história do rico e de Lázaro, o Mestre não a cita como parábola, semelhança ou comparação. Tampouco o Mestre iria fazer uso de uma figura impossível de acontecer para o ensino de seus discípulos e ouvintes, pois estaria dizendo uma mentira, algo incompatível com Ele. Como nos diz Paul Earnhart :"Parábolas não são fábulas ou mitos. Não há elementos irreais ou situações impossíveis nelas. De fato, sua força está em serem absolutamente concebíveis e na plausibilidade das circunstâncias que elas descrevem. Elas falam de situações familiares, da vida real".
Mesmos para aqueles que porventura afirmem tratar-se de uma parábola,
teriam que aceitar que Jesus falava uma verdade.
Vejam os textos abaixo em que as verdades são contadas através de parábolas. Parábolas:- curvas, passar em roda, usar de um paralelo para mostrar uma ou mais verdades.
Dessa forma temos na história do Rico e de Lázaro a visão que após este vida nossa alma irá imediatamente ou para o Paraíso (seio de Abraão) ou para um lugar de tormento.
No Senhor,
Ivo Gomes do Prado "E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo". Atos 5.42 |
Comentários
Postar um comentário