Afinal de contas, os BATISTAS DO SUL dos ESTADOS UNIDOS são calvinistas?
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Afinal de contas, os BATISTAS DO SUL dos ESTADOS UNIDOS são calvinistas?
Uma Introdução a “Uma Declaração dos Batistas tradicionais do Sul dos Estados Unidos sobre a Compreensão do Plano da Salvação"
A seguir, é apresentada uma sugestão do que os batistas do sul dos Estados Unidos acreditam sobre a doutrina da salvação. Compilado por vários pastores, professores e líderes em resposta ao crescente debate sobre Calvinismo na vida batista do sul, começa com uma justificativa para tal afirmação neste momento, seguida dez artigos de afirmação e negação. O objetivo era criar uma declaração que refletisse com precisão as crenças da maioria dos batistas do sul, que não são calvinistas. A preocupação dos desenvolvedores de essa afirmação era de que o ponto de vista dessa maioria não estava bem representado pelo termo “não-calvinista” e que era necessário um instrumento pelo qual essa maioria pudesse articular o que eles acreditam em relação ao calvinismo. Não se pensa que este documento reflita o que todos os batistas do mundo ou que todo batista acredita ou mesmo pensamento que deve ser imposto a todos os batistas do sul. No entanto, acreditamos que isso reflete o pensamento da maioria dos batistas do sul por boas razões bíblicas. Seu objetivo é gerar uma informação muito necessária na discussão em toda a convenção sobre o lugar do calvinismo na vida batista do sul. Uma Declaração do Entendimento Batista Tradicional do Sul de O plano de salvação de Deus
Preâmbulo
Toda geração de batistas do sul tem o dever de articular as verdades de sua fé com atenção particular às questões que impactam a missão e o ministério contemporâneos. O que motiva esta afirmação é o surgimento de um movimento chamado “novo calvinismo” entre Batistas do sul. Este movimento está comprometido em promover nas igrejas uma compreensão calvinista da salvação, caracterizada por uma insistência agressiva na “Doutrinas da Graça” (“TULIP”) e com o objetivo de tornar o calvinismo o entendimento central dos batistas do sul no plano de salvação de Deus.
Embora os calvinistas estejam presentes na vida batista do sul desde seus primeiros dias e tenham contribuições muito importantes à nossa história e teologia, a maioria dos batistas do sul não abraçam o calvinismo. Mesmo a minoria de batistas do sul que identificaram como calvinistas geralmente modificam seus ensinamentos a fim de mitigar inaceitáveis conclusões (por exemplo, anti-missionismo, hiper-calvinismo, dupla predestinação, expiação limitada, etc.) O próprio fato de haver uma pluralidade de pontos de vista sobre o calvinismo projetados para lidar com esses fraquezas (descritas como "3 pontos", "4 pontos", "moderado" etc.) parecem chamar por circunspecção e humildade com relação ao sistema e àqueles que discordam dele.
Na maioria das vezes, os batistas do sul têm prazer em relegar desacordos sobre o calvinismo ao status secundário, juntamente com outros assuntos teológicos importantes, mas "não essenciais". o A maioria dos batistas do sul tem comunhão feliz com seus irmãos calvinistas enquanto resistindo ao próprio calvinismo. E, para seu crédito, a maioria dos calvinistas batistas do sul não exigem a adoção de sua visão como padrão. Os batistas do sul continuariam bem neste consenso, mas alguns novos calvinistas parecem estar pressionando por uma alteração radical desse arranjo de longa data.
Propomos que, o que a maioria dos batistas do sul acredita sobre a salvação, possa ser chamado Soteriologia batista “tradicional” do sul, que deve ser entendida em distinção à Soteriologia "calvinista". A soteriologia batista tradicional do sul é articulada de maneira geral em Confissão de Fé e Mensagem Batista, “Artigo IV”. Enquanto algumas confissões batistas anteriores foram pelo Calvinismo, a clara trajetória da Confissão de Fé e Mensagem Batista desde 1925 está longe do Calvinismo. Por quase um século, os batistas do sul descobriram que uma soteriologia bíblica sólida pode ser ensinada, mantido e defendido sem assinar o calvinismo.
Para o batista tradicional do sul, a soteriologia se baseia na convicção de que toda pessoa pode e deve ser salva por
decisão pessoal e livre de responder ao evangelho na fé apenas em Cristo Jesus como Salvador e senhor. Sem atribuir ao calvinismo, os batistas do sul chegaram ao mundo com a mensagem evangélica da salvação pela graça através da fé somente em Cristo. Os batistas foram bem servido por uma soteriologia direta, enraizada no fato de que Cristo está disposto a salvar todo e qualquer pecador.
O novo calvinismo nos apresenta um dever e uma oportunidade de expressar mais cuidadosamente, geralmente acreditado pelos batistas do sul sobre salvação. Não é mais útil identificar nós mesmos por quantos pontos de convergência temos com o calvinismo. Enquanto não estamos insistindo que todo batista do sul afirme a declaração soteriológica abaixo um lugar na família Batista do Sul, estamos afirmando que a grande maioria dos Batistas não são calvinistas e não querem que o calvinismo se torne a visão padrão Vida Batista do Sul. Acreditamos que é hora de ir além do Calvinismo como ponto de referência Soteriologia Batista
Abaixo está o que acreditamos ser a essência de um “Entendimento Batista Tradicional O Plano de Salvação de Deus.” Acreditamos que a maioria dos batistas do sul, independentemente de como eles descreveram sua compreensão pessoal da doutrina da salvação, encontrarão o seguinte declaração consistente com o que a Bíblia ensina e o que os batistas do sul geralmente têm cria sobre a natureza da salvação pela graça através da fé em Jesus Cristo.
Artigos de afirmação e negação:
Artigo um: O Evangelho
Afirmamos que o Evangelho são as boas novas de que Deus fez um caminho de salvação através vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo para qualquer pessoa. Isso está de acordo com O desejo de Deus para que cada pessoa seja salva.
Negamos que apenas alguns selecionados sejam capazes de responder ao Evangelho enquanto os demais predestinado a uma eternidade no inferno.
Gênesis 3:15; Salmo 2: 1-12; Ezequiel 18:23, 32; Lucas 19.10; Lucas 24: 45-49; João 1: 1-18, 3:16; Romanos 1: 1-6, 5: 8; 8:34; 2 Coríntios 5: 17-21; Gálatas 4: 4-7; Colossenses 1: 21-23; 1 Timóteo 2: 3-4; Hebreus 1: 1-3; 4: 14-16; 2 Pedro 3: 9
Artigo dois: A pecaminosidade do homem
Afirmamos que, por causa da queda de Adão, toda pessoa herda uma natureza e um ambiente inclinado ao pecado e que toda pessoa capaz de ação moral pecará. Cada pessoa somente o pecado traz a ira de um Deus santo, comunhão quebrada com Ele, sempre pior egoísmo e destrutividade, morte e condenação a uma eternidade no inferno.
Negamos que o pecado de Adão tenha resultado na incapacidade do livre arbítrio de qualquer pessoa qualquer pessoa culpada antes de pecar pessoalmente. Embora nenhum pecador seja remotamente capaz de alcançar a salvação através de seu próprio esforço, negamos que qualquer pecador seja salvo à parte de um livre resposta ao desenho do Espírito Santo através do Evangelho.
Gênesis 3: 15-24; 6: 5; Deuteronômio 1:39; Isaías 6: 5, 7: 15-16; 53: 6; Jeremias 17: 5,9, 31: 29-30; Ezequiel 18: 19-20; Romanos 1: 18-32; 3: 9-18, 5:12, 6:23; 7: 9; Mateus 7: 21-23; 1 Coríntios 1: 18-25; 6: 9-10; 15: 22; 2 Coríntios 5:10; Hebreus 9: 27-28; Apocalipse 20: 11-15
Artigo Três: A Expiação de Cristo
Afirmamos que a substituição penal de Cristo é o único sacrifício disponível e eficaz para
os pecados de toda pessoa.
Negamos que essa expiação resulte em salvação sem a resposta livre de uma pessoa de arrependimento e fé. Negamos que Deus imponha ou retenha essa expiação sem respeito a um ato de livre arbítrio da pessoa. Negamos que Cristo tenha morrido apenas pelos pecados daqueles que ser salvo.
Salmo 22: 1-31; Isaías 53: 1-12; João 12:32, 14: 6; Atos 10: 39-43; Atos 16: 30-32; Romanos 3: 21-26; 2 Coríntios 5:21; Gálatas 3: 10-14; Filipenses 2: 5-11; Colossenses 1: 13-20; 1 Timóteo 2: 5-6; Hebreus 9: 12-15, 24-28; 10: 1-18; e João 1: 7; 2: 2
Artigo Quatro: A Graça de Deus
Afirmamos que a graça é a decisão generosa de Deus de fornecer salvação a qualquer pessoa, da iniciativa de fazer expiação, de oferecer livremente o Evangelho no poder do Santo Espírito, e em unir o crente a Cristo através do Espírito Santo pela fé.
Negamos que a graça negue a necessidade de uma resposta livre da fé ou que não possa ser resistiu. Negamos que a resposta da fé seja de alguma forma uma obra meritória que ganha salvação.
Esdras 9: 8; Provérbios 3:34; Zacarias 12:10; Mateus 19: 16-30, 23:37; Lucas 10: 1-12; Atos 15:11; 20:24; Romanos 3:24, 27-28; 5: 6, 8, 15-21; Gálatas 1: 6; 2:21; 5; Efésios 2: 8-10; Filipenses 3: 2-9; Colossenses 2: 13-17; Hebreus 4:16; 9:28; 1 João 4:19
Artigo Quinto: A Regeneração do Pecador
Afirmamos que qualquer pessoa que responda ao Evangelho com arrependimento e fé nasce de novo através do poder do Espírito Santo. Ele é uma nova criação em Cristo e entra, no momento ele acredita na vida eterna.
Negamos que qualquer pessoa seja regenerada antes ou além de ouvir e responder ao
Evangelho.
Lucas 15:24; João 3: 3; 7: 37-39; 10:10; 16: 7-14; Atos 2: 37-39; Romanos 6: 4-11; 10:14; 1 Coríntios 15:22; 2 Coríntios 5:17; Gálatas 2:20; 6:15; Colossenses 2:13; 1 Pedro 3:18
Artigo Seis: A Eleição para a Salvação
Afirmamos que, em referência à salvação, a eleição fala do eterno, gracioso e certo de Deus planejar em Cristo ter um povo que é Seu por arrependimento e fé.
Negamos que a eleição signifique que, desde a eternidade, Deus predestinou certas pessoas para a salvação e outros para condenação.Gênesis 1: 26-28; 12: 1-3; Êxodo 19: 6; Jeremias 31: 31-33; Mateus 24:31; 25:34; João 6:70; 15:16; Romanos 8: 29- 30, 33; 9: 6-8; 11: 7; 1 Coríntios 1: 1-2; Efésios 1: 4-6; 2: 11-22; 3: 1-11; 4: 4-13; 1 Timóteo 2: 3-4; 1 Pedro 1: 1-2; 1 Pedro 2: 9; 2 Pedro 3: 9; Apocalipse 7: 9-10
Artigo Sete: A Soberania de Deus
Afirmamos o conhecimento eterno de Deus e a soberania sobre a salvação ou condenação.
Negamos que a soberania e o conhecimento de Deus exijam que Ele cause a aceitação ou rejeição da fé em Cristo.
Gênesis 1: 1; 6: 5-8; 18: 16-33; 22; 2 Samuel 24: 13-14; 1 Crônicas 29: 10-20; 2 Crônicas 7:14; Joel 2:32; Salmo 23;51: 4; 139: 1-6; Provérbios 15: 3; João 6:44; Romanos 11: 3; Tito 3: 3-7; Tiago 1: 13-15; Hebreus 11: 6, 12:28; 1 Pedro 1:17
Artigo Oito: O Livre Arbítrio do Homem
Afirmamos que Deus, como expressão de Sua soberania, concede a cada pessoa liberdade real vontade (a capacidade de escolher entre duas opções), que deve ser exercida na aceitação ou rejeitando o chamado gracioso de Deus para a salvação pelo Espírito Santo através do Evangelho.
Negamos que a decisão da fé seja um ato de Deus e não uma resposta da pessoa. Nós negar que exista uma "chamada eficaz" para certas pessoas que seja diferente de uma qualquer pessoa que ouça e entenda o evangelho.
Gênesis 1: 26-28; Números 21: 8-9; Deuteronômio 30:19; Josué 24:15; 1 Samuel 8: 1-22; 2 Samuel 24: 13-14; Esther 3: 12-14; Mateus 7: 13-14; 11: 20-24; Marcos 10: 17-22; Lucas 9: 23-24; 13:34; 15: 17-20; Romanos 10: 9-10; Tito 2:12; Apocalipse 22:17
Artigo Nove: A Segurança do Crente
Afirmamos que quando uma pessoa responde com fé ao Evangelho, Deus promete completar o processo de salvação no crente para a eternidade. Esse processo começa com uma justificativa, segundo a qual o pecador é imediatamente absolvido de todo pecado e recebe paz com Deus; continua em santificação, pela qual os salvos são progressivamente conformados à imagem de Cristo pela habitação do Espírito Santo; e conclui em glorificação, pela qual o santo desfruta a vida com Cristo céu para sempre.
Negamos que esse relacionamento selado pelo Espírito Santo possa ser quebrado. Negamos até o possibilidade de apostasia.
João 10: 28-29; 14: 1-4; 16: 12-14; Filipenses 1: 6; Romanos 3: 21-26; 8: 29,30; 35-39; 12: 1-3; 2 Coríntios 4:17; Efésios 1: 13-14; Filipenses 3:12; Colossenses 1: 21-22; 1 João 2:19; 3: 2; 5: 13-15; 2 Timóteo 1:12; Hebreus 13: 5; Tiago 1:12; Judas 24-25
Artigo dez: A Grande Comissão
Afirmamos que o Senhor Jesus Cristo encomendou Sua igreja para pregar as boas novas de salvação para todas as pessoas até os confins da terra. Afirmamos que a proclamação do Evangelho é o meio de Deus para trazer qualquer pessoa à salvação.
Negamos que a salvação seja possível fora de uma resposta de fé ao Evangelho de Jesus Cristo.
Salmo 51:13; Provérbios 11:30; Isaías 52: 7; Mateus 28: 19-20; João 14: 6; Atos 1: 8; 4:12; 10: 42-43; Romanos 1:16, 10: 13-15; 1 Coríntios 1: 17-21; Efésios 3: 7-9; 6: 19-20; Filipenses 1: 12-14; 1 Tessalonicenses 1: 8; 1 Timóteo 2: 5; 2 Timóteo 4: 1-5
pelo Dr. Eric Hankins, Pastor do Primeiro Batista Igreja em Oxford, Mississippi
Fonte: https://ncbchurch.net/wp/wp-content/uploads/2017/01/A-Statement-of-Traditional-Southern-Baptist-Soteriology-SBC-Today.pdf
A seguir, é apresentada uma sugestão do que os batistas do sul dos Estados Unidos acreditam sobre a doutrina da salvação. Compilado por vários pastores, professores e líderes em resposta ao crescente debate sobre Calvinismo na vida batista do sul, começa com uma justificativa para tal afirmação neste momento, seguida dez artigos de afirmação e negação. O objetivo era criar uma declaração que refletisse com precisão as crenças da maioria dos batistas do sul, que não são calvinistas. A preocupação dos desenvolvedores de essa afirmação era de que o ponto de vista dessa maioria não estava bem representado pelo termo “não-calvinista” e que era necessário um instrumento pelo qual essa maioria pudesse articular o que eles acreditam em relação ao calvinismo. Não se pensa que este documento reflita o que todos os batistas do mundo ou que todo batista acredita ou mesmo pensamento que deve ser imposto a todos os batistas do sul. No entanto, acreditamos que isso reflete o pensamento da maioria dos batistas do sul por boas razões bíblicas. Seu objetivo é gerar uma informação muito necessária na discussão em toda a convenção sobre o lugar do calvinismo na vida batista do sul. Uma Declaração do Entendimento Batista Tradicional do Sul de O plano de salvação de Deus
Preâmbulo
Toda geração de batistas do sul tem o dever de articular as verdades de sua fé com atenção particular às questões que impactam a missão e o ministério contemporâneos. O que motiva esta afirmação é o surgimento de um movimento chamado “novo calvinismo” entre Batistas do sul. Este movimento está comprometido em promover nas igrejas uma compreensão calvinista da salvação, caracterizada por uma insistência agressiva na “Doutrinas da Graça” (“TULIP”) e com o objetivo de tornar o calvinismo o entendimento central dos batistas do sul no plano de salvação de Deus.
Embora os calvinistas estejam presentes na vida batista do sul desde seus primeiros dias e tenham contribuições muito importantes à nossa história e teologia, a maioria dos batistas do sul não abraçam o calvinismo. Mesmo a minoria de batistas do sul que identificaram como calvinistas geralmente modificam seus ensinamentos a fim de mitigar inaceitáveis conclusões (por exemplo, anti-missionismo, hiper-calvinismo, dupla predestinação, expiação limitada, etc.) O próprio fato de haver uma pluralidade de pontos de vista sobre o calvinismo projetados para lidar com esses fraquezas (descritas como "3 pontos", "4 pontos", "moderado" etc.) parecem chamar por circunspecção e humildade com relação ao sistema e àqueles que discordam dele.
Na maioria das vezes, os batistas do sul têm prazer em relegar desacordos sobre o calvinismo ao status secundário, juntamente com outros assuntos teológicos importantes, mas "não essenciais". o A maioria dos batistas do sul tem comunhão feliz com seus irmãos calvinistas enquanto resistindo ao próprio calvinismo. E, para seu crédito, a maioria dos calvinistas batistas do sul não exigem a adoção de sua visão como padrão. Os batistas do sul continuariam bem neste consenso, mas alguns novos calvinistas parecem estar pressionando por uma alteração radical desse arranjo de longa data.
Propomos que, o que a maioria dos batistas do sul acredita sobre a salvação, possa ser chamado Soteriologia batista “tradicional” do sul, que deve ser entendida em distinção à Soteriologia "calvinista". A soteriologia batista tradicional do sul é articulada de maneira geral em Confissão de Fé e Mensagem Batista, “Artigo IV”. Enquanto algumas confissões batistas anteriores foram pelo Calvinismo, a clara trajetória da Confissão de Fé e Mensagem Batista desde 1925 está longe do Calvinismo. Por quase um século, os batistas do sul descobriram que uma soteriologia bíblica sólida pode ser ensinada, mantido e defendido sem assinar o calvinismo.
Para o batista tradicional do sul, a soteriologia se baseia na convicção de que toda pessoa pode e deve ser salva por
decisão pessoal e livre de responder ao evangelho na fé apenas em Cristo Jesus como Salvador e senhor. Sem atribuir ao calvinismo, os batistas do sul chegaram ao mundo com a mensagem evangélica da salvação pela graça através da fé somente em Cristo. Os batistas foram bem servido por uma soteriologia direta, enraizada no fato de que Cristo está disposto a salvar todo e qualquer pecador.
O novo calvinismo nos apresenta um dever e uma oportunidade de expressar mais cuidadosamente, geralmente acreditado pelos batistas do sul sobre salvação. Não é mais útil identificar nós mesmos por quantos pontos de convergência temos com o calvinismo. Enquanto não estamos insistindo que todo batista do sul afirme a declaração soteriológica abaixo um lugar na família Batista do Sul, estamos afirmando que a grande maioria dos Batistas não são calvinistas e não querem que o calvinismo se torne a visão padrão Vida Batista do Sul. Acreditamos que é hora de ir além do Calvinismo como ponto de referência Soteriologia Batista
Abaixo está o que acreditamos ser a essência de um “Entendimento Batista Tradicional O Plano de Salvação de Deus.” Acreditamos que a maioria dos batistas do sul, independentemente de como eles descreveram sua compreensão pessoal da doutrina da salvação, encontrarão o seguinte declaração consistente com o que a Bíblia ensina e o que os batistas do sul geralmente têm cria sobre a natureza da salvação pela graça através da fé em Jesus Cristo.
Artigos de afirmação e negação:
Artigo um: O Evangelho
Afirmamos que o Evangelho são as boas novas de que Deus fez um caminho de salvação através vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo para qualquer pessoa. Isso está de acordo com O desejo de Deus para que cada pessoa seja salva.
Negamos que apenas alguns selecionados sejam capazes de responder ao Evangelho enquanto os demais predestinado a uma eternidade no inferno.
Gênesis 3:15; Salmo 2: 1-12; Ezequiel 18:23, 32; Lucas 19.10; Lucas 24: 45-49; João 1: 1-18, 3:16; Romanos 1: 1-6, 5: 8; 8:34; 2 Coríntios 5: 17-21; Gálatas 4: 4-7; Colossenses 1: 21-23; 1 Timóteo 2: 3-4; Hebreus 1: 1-3; 4: 14-16; 2 Pedro 3: 9
Artigo dois: A pecaminosidade do homem
Afirmamos que, por causa da queda de Adão, toda pessoa herda uma natureza e um ambiente inclinado ao pecado e que toda pessoa capaz de ação moral pecará. Cada pessoa somente o pecado traz a ira de um Deus santo, comunhão quebrada com Ele, sempre pior egoísmo e destrutividade, morte e condenação a uma eternidade no inferno.
Negamos que o pecado de Adão tenha resultado na incapacidade do livre arbítrio de qualquer pessoa qualquer pessoa culpada antes de pecar pessoalmente. Embora nenhum pecador seja remotamente capaz de alcançar a salvação através de seu próprio esforço, negamos que qualquer pecador seja salvo à parte de um livre resposta ao desenho do Espírito Santo através do Evangelho.
Gênesis 3: 15-24; 6: 5; Deuteronômio 1:39; Isaías 6: 5, 7: 15-16; 53: 6; Jeremias 17: 5,9, 31: 29-30; Ezequiel 18: 19-20; Romanos 1: 18-32; 3: 9-18, 5:12, 6:23; 7: 9; Mateus 7: 21-23; 1 Coríntios 1: 18-25; 6: 9-10; 15: 22; 2 Coríntios 5:10; Hebreus 9: 27-28; Apocalipse 20: 11-15
Artigo Três: A Expiação de Cristo
Afirmamos que a substituição penal de Cristo é o único sacrifício disponível e eficaz para
os pecados de toda pessoa.
Negamos que essa expiação resulte em salvação sem a resposta livre de uma pessoa de arrependimento e fé. Negamos que Deus imponha ou retenha essa expiação sem respeito a um ato de livre arbítrio da pessoa. Negamos que Cristo tenha morrido apenas pelos pecados daqueles que ser salvo.
Salmo 22: 1-31; Isaías 53: 1-12; João 12:32, 14: 6; Atos 10: 39-43; Atos 16: 30-32; Romanos 3: 21-26; 2 Coríntios 5:21; Gálatas 3: 10-14; Filipenses 2: 5-11; Colossenses 1: 13-20; 1 Timóteo 2: 5-6; Hebreus 9: 12-15, 24-28; 10: 1-18; e João 1: 7; 2: 2
Artigo Quatro: A Graça de Deus
Afirmamos que a graça é a decisão generosa de Deus de fornecer salvação a qualquer pessoa, da iniciativa de fazer expiação, de oferecer livremente o Evangelho no poder do Santo Espírito, e em unir o crente a Cristo através do Espírito Santo pela fé.
Negamos que a graça negue a necessidade de uma resposta livre da fé ou que não possa ser resistiu. Negamos que a resposta da fé seja de alguma forma uma obra meritória que ganha salvação.
Esdras 9: 8; Provérbios 3:34; Zacarias 12:10; Mateus 19: 16-30, 23:37; Lucas 10: 1-12; Atos 15:11; 20:24; Romanos 3:24, 27-28; 5: 6, 8, 15-21; Gálatas 1: 6; 2:21; 5; Efésios 2: 8-10; Filipenses 3: 2-9; Colossenses 2: 13-17; Hebreus 4:16; 9:28; 1 João 4:19
Artigo Quinto: A Regeneração do Pecador
Afirmamos que qualquer pessoa que responda ao Evangelho com arrependimento e fé nasce de novo através do poder do Espírito Santo. Ele é uma nova criação em Cristo e entra, no momento ele acredita na vida eterna.
Negamos que qualquer pessoa seja regenerada antes ou além de ouvir e responder ao
Evangelho.
Lucas 15:24; João 3: 3; 7: 37-39; 10:10; 16: 7-14; Atos 2: 37-39; Romanos 6: 4-11; 10:14; 1 Coríntios 15:22; 2 Coríntios 5:17; Gálatas 2:20; 6:15; Colossenses 2:13; 1 Pedro 3:18
Artigo Seis: A Eleição para a Salvação
Afirmamos que, em referência à salvação, a eleição fala do eterno, gracioso e certo de Deus planejar em Cristo ter um povo que é Seu por arrependimento e fé.
Negamos que a eleição signifique que, desde a eternidade, Deus predestinou certas pessoas para a salvação e outros para condenação.Gênesis 1: 26-28; 12: 1-3; Êxodo 19: 6; Jeremias 31: 31-33; Mateus 24:31; 25:34; João 6:70; 15:16; Romanos 8: 29- 30, 33; 9: 6-8; 11: 7; 1 Coríntios 1: 1-2; Efésios 1: 4-6; 2: 11-22; 3: 1-11; 4: 4-13; 1 Timóteo 2: 3-4; 1 Pedro 1: 1-2; 1 Pedro 2: 9; 2 Pedro 3: 9; Apocalipse 7: 9-10
Artigo Sete: A Soberania de Deus
Afirmamos o conhecimento eterno de Deus e a soberania sobre a salvação ou condenação.
Negamos que a soberania e o conhecimento de Deus exijam que Ele cause a aceitação ou rejeição da fé em Cristo.
Gênesis 1: 1; 6: 5-8; 18: 16-33; 22; 2 Samuel 24: 13-14; 1 Crônicas 29: 10-20; 2 Crônicas 7:14; Joel 2:32; Salmo 23;51: 4; 139: 1-6; Provérbios 15: 3; João 6:44; Romanos 11: 3; Tito 3: 3-7; Tiago 1: 13-15; Hebreus 11: 6, 12:28; 1 Pedro 1:17
Artigo Oito: O Livre Arbítrio do Homem
Afirmamos que Deus, como expressão de Sua soberania, concede a cada pessoa liberdade real vontade (a capacidade de escolher entre duas opções), que deve ser exercida na aceitação ou rejeitando o chamado gracioso de Deus para a salvação pelo Espírito Santo através do Evangelho.
Negamos que a decisão da fé seja um ato de Deus e não uma resposta da pessoa. Nós negar que exista uma "chamada eficaz" para certas pessoas que seja diferente de uma qualquer pessoa que ouça e entenda o evangelho.
Gênesis 1: 26-28; Números 21: 8-9; Deuteronômio 30:19; Josué 24:15; 1 Samuel 8: 1-22; 2 Samuel 24: 13-14; Esther 3: 12-14; Mateus 7: 13-14; 11: 20-24; Marcos 10: 17-22; Lucas 9: 23-24; 13:34; 15: 17-20; Romanos 10: 9-10; Tito 2:12; Apocalipse 22:17
Artigo Nove: A Segurança do Crente
Afirmamos que quando uma pessoa responde com fé ao Evangelho, Deus promete completar o processo de salvação no crente para a eternidade. Esse processo começa com uma justificativa, segundo a qual o pecador é imediatamente absolvido de todo pecado e recebe paz com Deus; continua em santificação, pela qual os salvos são progressivamente conformados à imagem de Cristo pela habitação do Espírito Santo; e conclui em glorificação, pela qual o santo desfruta a vida com Cristo céu para sempre.
Negamos que esse relacionamento selado pelo Espírito Santo possa ser quebrado. Negamos até o possibilidade de apostasia.
João 10: 28-29; 14: 1-4; 16: 12-14; Filipenses 1: 6; Romanos 3: 21-26; 8: 29,30; 35-39; 12: 1-3; 2 Coríntios 4:17; Efésios 1: 13-14; Filipenses 3:12; Colossenses 1: 21-22; 1 João 2:19; 3: 2; 5: 13-15; 2 Timóteo 1:12; Hebreus 13: 5; Tiago 1:12; Judas 24-25
Artigo dez: A Grande Comissão
Afirmamos que o Senhor Jesus Cristo encomendou Sua igreja para pregar as boas novas de salvação para todas as pessoas até os confins da terra. Afirmamos que a proclamação do Evangelho é o meio de Deus para trazer qualquer pessoa à salvação.
Negamos que a salvação seja possível fora de uma resposta de fé ao Evangelho de Jesus Cristo.
Salmo 51:13; Provérbios 11:30; Isaías 52: 7; Mateus 28: 19-20; João 14: 6; Atos 1: 8; 4:12; 10: 42-43; Romanos 1:16, 10: 13-15; 1 Coríntios 1: 17-21; Efésios 3: 7-9; 6: 19-20; Filipenses 1: 12-14; 1 Tessalonicenses 1: 8; 1 Timóteo 2: 5; 2 Timóteo 4: 1-5
pelo Dr. Eric Hankins, Pastor do Primeiro Batista Igreja em Oxford, Mississippi
Fonte: https://ncbchurch.net/wp/wp-content/uploads/2017/01/A-Statement-of-Traditional-Southern-Baptist-Soteriology-SBC-Today.pdf
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