SEJA FORTE E CORAJOSO! – NÃO SE APAVORE NEM DESANIME – Josué 1:9
SEJA FORTE E CORAJOSO! – NÃO SE APAVORE NEM DESANIME – Josué 1:9

“Não deixar de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1:8-9).
A vida pode estar cheia de desafios, tristezas e decisões difíceis. Mas mesmo em meio a dificuldades, o Senhor nos aconselha a ser forte e corajoso. Compreender Josué 1:9 na Bíblia pode nos ajudar a enfrentar coisas difíceis com fé e confiança.
Deus nos deu o dom da salvação e nos designou uma missão a cumprir (Mateus 28:19-20), proporcionando-nos experiências que nos ajudarão a cumprir nossas partes dessa missão. Ao longo do caminho, teremos “rios” para atravessar; no entanto, porque Deus está conosco, podemos atravessar esses rios com coragem e viver vitoriosamente, centrando nossos olhos Nele e no propósito que Ele tem para o Seu reino eterno. Deus diz a Josué várias vezes para ser forte e corajoso.
Se Deus nos chamou para liderar, isso significa que Ele também nos deu coragem e força para liderar. Quando Deus nos chama à liderança, Ele nos faz uma promessa exatamente como Ele fez com Josué. Ele promete nos dar tudo o que precisamos para ter sucesso e cumprir Sua vontade, “pois o próprio Senhor irá adiante de vocês. Ele estará com vocês; não os deixará nem os abandonará” (Deuteronômio 31:8).
Precisamos entender que o caminho certo para liderar é liderar pela fé. Hebreus 11:1 nos diz que “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” E Hebreus 11:6 nos mostra a importância da fé com essa verdade, que “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
A fé nunca é um risco e, certamente, não é um salto para o desconhecido. Fé é acreditar nas promessas de Deus, e é nessa certeza que ganhamos coragem e força.
O Senhor soletrou o que Josué devia fazer para ter sucesso em trazer o povo para a Terra Prometida: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite” (v. 8). A obediência é de extrema importância porque os métodos de Deus nem sempre serão compreendidos até que haja obediência total.
Quando o povo se aproximou de Jericó, o Senhor deu a Josué uma ordem muito estranha; marche pela cidade uma vez por dia durante seis dias, depois sete vezes no sétimo dia. Então grite e as paredes cairão (Josué 6:3-5).
Se Josué não tivesse seguido as instruções de Deus, ele não teria sucedido. Como Josué, devemos confiar no Senhor e obedecer corajosamente, não importando o que Ele possa exigir de nós.
Tiago nos diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, … ” (Tiago 1:5–6). E precisamos ter certeza de que estamos perguntando no espírito certo como Davi fez: “mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas” (Salmos 25:4), e Ele o fará; e enquanto nos concentramos Nele e avançamos em obediência, estaremos equipados para tudo o que Ele nos chama para fazer.
Lembre-se de que parte de ser forte e de boa coragem significa confiar no Senhor como nossa verdadeira fonte de força. No caso de Josué, ele não teve todas as respostas para os desafios diante dele, mas ele foi aconselhado a avançar de qualquer maneira, agindo na fé. Como Josué, raramente temos todas as respostas para nossos desafios pessoais, mas Deus promete que, quando nos voltamos para Ele em busca de orientação, teremos sucesso. Deus é todo-poderoso e onisciente. Ele tem as respostas e nos da a força necessária para enfrentar qualquer desafio diante de nós. Ele estava com Josué, e Deus também estará conosco enquanto obedecemos à Sua liderança.
Quando você estiver passando por uma tempestade, não apenas ore para que Deus o entregue, mas também que Ele lhe conceda as almas de outras pessoas com quem você tem contato durante a tempestade. Ele pode estar levando você pela tempestade pela mesma razão que Ele deseja usá-lo para levar o evangelho para os outros “a bordo” com você.
Deveríamos ser de boa coragem, porque Deus é nosso protetor e defensor (Salmo 46:1). Não precisamos ter medo, porque estamos seguros no amor do Pai (1 João 4:18). Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8:31), e nada pode nos separar de Seu grande amor (Romanos 8:35-39).
Deus usa tempos de turbulência e sofrimento para nos fortalecer e refinar, portanto, ao seguirmos a liderança de Josué, “quanto a mim, eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24:15), podemos ter certeza de que Deus está trabalhando Seus propósitos para o nosso bem e para Sua glória ( Romanos 8:28).
Comentários
Postar um comentário