O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO - REFLEXÃO PARA AS CELULAS
LIÇÃO DA SEMANA
O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO (2)
De 28 de Agosto a 02 de Setembro
"Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável"(Isaías 58.12)
Verdade principal
O derramamento do Espírito Santo é a experiência com tudo o que Deus prometeu ao Seu povo.
Introdução
A Bíblia utiliza uma linguagem natural para compreendermos as verdades espirituais. O derramar do Espírito Santo é semelhante ao derramar das águas de chuva. Imagine a chuva caindo sobre uma região desértica e transformando a terra seca num campo florido e frutífero! A imagem da chuva ilustra o poder transformador de Deus e a participação humana: vem de Deus, do céu, do alto, e é provocada pelo incenso das orações que sobe até a presença de Deus (a chuva também é provocada pelo calor que sobe).
Compartilhando sua experiência
Você anseia por um avivamento?
O que você considera ser um avivamento?
Qual é a sua participação para que haja um avivamento?
Conteúdo (desenvolvimento)
Isaías 44.1-5 "Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajuda: Não temas, ó Jacó, servo meu, ó amado, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas. Um dirá: Eu sou do SENHOR; outro se chamará do nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: Eu sou do SENHOR, e por sobrenome tomará o nome de Israel".
- "derramarei água sobre o sedento" - A água virá sobre aquele que tem sede. O sedento busca por água "como suspira a corça pelas correntes de águas" (Salmo 42.1). Podemos dizer que a intensidade de oração indica o quanto estamos sedentos!
- "derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade" - Esta é a oração mais poderosa que podemos fazer em favor dos nossos filhos: que o Espírito seja derramado sobre eles! A próxima geração somente será bendita se estiver debaixo deste poder!
- "brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas" - Nossos filhos serão viçosos, cheios de saúde, frutíferos. A descendência se manterá próspera, mesmo em tempos de escassez; ousada, mesmo quando oprimida; cheia de fé, mesmo cercada de incredulidade; firme, mesmo na pressão. Porque está junto às águas!
- "escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor" - O Espírito trará esta convicção. As convicções espirituais dependem das experiências com o Espírito Santo! O poder do Espírito produz marcas indestrutíveis: quando convence, fala, revela, batiza, ensina, cura, consola.
Ministrando uns aos outros
Ore por este derramar do Espírito Santo na célula!
Ore (em duplas, um pelo outro) para que o Espírito revele a oração necessária (Romanos 8.26)
Evangelismo
João 16.7 "Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei". A vinda do Espírito Santo dependia da ida do Senhor Jesus para Deus. Depois que Jesus subisse aos céus, cumprindo todas as coisas, o Espírito Santo viria, seria derramado sobre os discípulos. E, de acordo com Atos 2.33, foi exatamente o que aconteceu: "Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis". Logo, o Espírito Santo veio para que a obra completa de Jesus pudesse fazer parte das nossas vidas. Ou seja, a morte, a ressurreição e a glorificação de Jesus se tornassem a nossa experiência pessoal. Por isto, o Espírito Santo só poderia ser derramado após o ministério de Jesus ser concluído. O Espírito promove a nossa comunhão com a Graça do Filho!
Por Pr. Robério Alves
(Adaptado da Pregação do Pr. Jonas Neves)
http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/licoes/9809-o-derramamento-do-espirito-ii
Comentários
Postar um comentário