SOBRE A FEITURA DE RÉPLICAS DA ARCA DA ALIANÇA


"Quando vocês aumentarem e se multiplicarem na sua terra naqueles dias", declara o Senhor, "não dirão mais: ‘A arca da aliança do Senhor’. Não pensarão mais nisso nem se lembrarão dela; não sentirão sua falta nem será feita outra arca." Jeremias 3:16


Na destruição do primeiro templo pelos babilônicos a arca simplesmente desapareceu, nunca mais foi encontrada. Jeremias aí está dando o recado do Senhor para que a arca nunca mais fosse reconstruída, nem para o segundo templo, nem como recordação. 


Assim no segundo templo não temos a arca da aliança no lugar santíssimo ou santo dos santos. A glória do segundo templo foi maior do que a do primeiro não pela sua beleza e riqueza, pois nem a arca tinha, mas porque o próprio Messias, Jesus Cristo, esteve nele. 


Os próprios judeus nunca mais fizeram algo parecido com a arca. Também temos no segundo mandamento da lei a proibição da feitura de quaisquer objetos que sejam imagens de algo dos céus, da terra e mesmo do interior da terra (mortos). "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra..." Êxodo 20:4 e seguintes. 

Onde vamos encontrar novamente a arca? No apocalipse: "Então foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo." Apocalipse 11:19. Isso porque segundo o entendimento dos teólogos ela foi levada pelos anjos para os céus. 


Todas as cópias de coisas existentes nos céus, na terra e debaixo da terra acabam se tornando objeto de idolatria, como vemos em muitas "igrejas" que fazem cultos com a arca, a anjos, mantos, templos, etc. Também as miniaturas distribuídas ao povo acabam se tornando amuletos e objetos de culto (idolatria).


Cabe-nos como lideranças e estudantes da Palavra ensinarmos isso ao nosso povo, o povo de Deus, sob pena de sermos cobrados severamente pelo Senhor que é reto juiz.


E não existe essa história que muitos dizerem que foi Deus quem falou, quem mandou, pois Ele não contradiz a Sua Palavra em momento algum. Se disse no passado que a feitura desses objetos é proibida, continuará a ser proibida para sempre, não abrindo exceções.


Bom dia amados, sempre na paz e na graça que há apenas debaixo do senhorio de Cristo Jesus.


Ivo GDo Prado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DO HINO "SOU FELIZ" (SE PAZ A MAIS DOCE...)

O SIGNIFICADO DE “DE ANTEMÃO CONHECEU” EM ROMANOS 8.29

O Pastor do Salmo 23